Google Analytics

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Suco natural faz mal???


Depois de ler sobre esse assunto, tive que comentá-lo com vocês, mesmo antes de postar sobre as nossas férias...

Essa é novidade total para mim: suco de fruta natural pode fazer mal? Causar diabetes tipo 2? Obesidade?

Que coisa estranha, não? A gente sempre é levado a tomar suco natural e, mais ainda, a dar sucos naturais aos nossos bebês, mas li agora sobre isso nos seguintes links:
- um post do blog Crianças na cozinha;
- um post do blog de um tal Dr. Feldman.

Eu sei, eu sei, foram lidos na internet, não podemos confiar em tudo o que lemos na internet, não sou tão bobo quanto pareço! :-) Por isso mesmo que quis escrever sobre o assunto para saber a opinião de vocês...

A Beatriz toma seu suquinho todos os dias, à tarde logo depois da soneca, de tudo quanto é fruta: melancia, laranja, melão, maçã, podendo misturá-los com outras frutas mais secas como banana, ameixa... E é claro que fazemos isso por indicação da nossa pediatra, ou seja, esse será mais um assunto para uma boa conversa com ela na próxima consulta!

Esses links ai de cima falam da quantidade exagerada de açúcar própria da fruta que consumimos nos sucos, pois utilizamos mais fruta para fazer um suco do que se fôssemos comê-la pura. Por exemplo o suco de laranja, gastam-se umas 3 para um copo de suco, mas se formos chupar a laranja, seguramente não aguentaríamos comer as três de uma vez! Falam-se também da perda dos nutrientes e fibras ao bater no liquidificador e ao coar...

Vale uma GRANDE observação: suco de caixinha e refrigerante então, é melhor nem comentar, né? O que temos que tomar é água mesmo e, à vezes, água de côco natural. 

Não duvido que seja verdade, mas será que não é um pouco de exagero???

E aí, pais e mães: vocês dão suco natural para seus filhos? O que acham dessa nova (des)informação?

6 comentários:

Julia Dias disse...

Isso pra mim foi novidade também! O pediatra do Felipe sempre nos orientou a dar algum suco pra ele. O suco de caixinha ou suco pronto eu já ouvi que realmente é muito açucarado e que, se não tiver jeito de dar o natural, o melhor é comprar o concentrado de garrafa e aí vc mesmo adiciona um pouquinho de açucar. Fiquei confusa agora, e até preocupada!

Anônimo disse...

Olá afilhados! Se tio puder dar palpite também, digo que a pediatra do Vitor abomina qualquer tipo de suco industrializado. Ela exalta que vivemos num país tropical e devemos usar as frutas para fazer o suco natural para as crianças.
A verdade é que tudo em excesso faz mal, então vamos dar suco natural com parcimônia!
Em tempo: Sofia chega dia 30!
Com Deus.

FaRuas disse...

Olás!!! Há tempos não deixo comentário, né? Nem tinha visto este look do blog, pois leio tudo pelo Google Reader. Aproveito para falar q está lindo.

Bom, eu dou suco natural pros meus. Mas eu sei que realmente não é muito bom. Se tem diabetes, pode mesmo fazer mal, pois a fibra que tem na fruta (e que é descartada quando se faz suco) não deixa sobrar tanta glicose no sangue. Se não tem diabetes, não acredito que chegue a causar.

De qq forma, realmente não se compara tomar suco e comer a fruta. A segunda opção é bem mais saudável. Depois troquem umas idéias com a Regina, ela não toma suco e não dá suco pro filho. A Pat tb não é adepta de suco.

Bjim

TININHA disse...

Oi Iguinho,
Eu também dou suco natural pro Miguel...
Qto à quantidade de fruta que colocamos no suco, eu achop que não coloco muita. Por exemplo, eu dou pra suco de laranja pera, pq a lima ele não gostou. Eu coloco o suco de 1 laranja e um pouquinho de água (1/3 do volume). Não coloco açúcar, e ele adora! A laranja a gente não bate. As fibras ficam???
Beijos
Tininha
PS: me manda seu endereço??

izabel cristina da silva disse...

Oi Igor,

Obrigada pelas dicas|!!! Assisti os vídeos e vi algumas brincadeiras e exercícios interessantes. Adorei um com a bola de pilates e já vou colocar minha bebê nela. Qto ao bumbo, ele acabou de chegar pelo correio para mim... não vejo a hora da nenê acordar para experimentá-lo.

Vou deixar meu email aqui e se vc lembrar de algum exercício interessante da fisio vc me escreve por favor...

Mais uma vez queria repetir que o site de vcs tem um significado especial para mim. A filhinha de vcs é linda demais e é um grande incentivo para as mamães de bebês prematuros que ficam preocupadas com o desenvolvimento deles..

Meu email é cristiorti@gmail.com

Abs,

Izabel

Igor disse...

Júlia,
É tanta informação que a gente fica até perdido, né?!
Haja consultas aos pediatras!

Padrinho,
Vocês estão só na expectativa, hein?
Que Sofia venha cheia de saúde e muito abençoada! Dê notícias quando nascer...

Fá,
Sempre achei muito bacana o fato de seus meninos tomarem tanto suco e queria fazer o mesmo com os meus!
E agora vem essa má notícia... Não sabia mesmo sobre o suco natural ter algum problema!
Boa questão a ver com a Regina!

Tininha,
Achei ótimo o seu jeito de dar suco pro Miguel. Vou tentar fazer o mesmo com a Beatriz!

Izabel,
É muito bom saber que estamos ajudando em algo, mesmo que seja só um pouquinho! :-)
Vou ver se, na próxima sessão com a fisio, consigo mais dicas de sites para te passar.
Qualquer novidade, te envio por e-mail. Ou quem sabe, até um post, porque aquele meu comentário dos vídeos ficou tão grande, né?

Related Posts with Thumbnails